"O porto de Sines é um dos poucos portos de águas profundas à escala europeia, sendo atualmente um dos
raros portos na fachada atlântica da costa ibérica capaz de responder àqueles requisitos, podendo constituir-se como uma porta de entrada e saída de mercadorias na Europa de grande relevo."
Estratégia Nacional para o MAR 2013 - 2020
É com este sentido de responsabilidade que o Porto de Sines está de dia para dia a aumentar o trânsito de mercadorias nos Terminais Petroleiro, Petroquímico, Multipurpose, XXI e de Gás Natural, e como tal, é de esperar que possam existir alterações nos ambientes marinhos adjacentes. Foi no sentido de estudar e monitorizar o impacte no ambiente marinho, que desde o ano de 1990, nasceu o CIEMAR - Laboratório de Ciências do Mar, fruto da iniciativa conjunta da Universidade de Évora e da Câmara Municipal de Sines.
Este laboratório acabou então por assinar um protocolo de colaboração com a APS, para que em conjunto, trabalharem com o objectivo de controlar e monitorizar quaisquer indícios poluição proveniente da atividade portuária. Nestes estudos são tidas em conta legislação nacional e comunitária sobre a avaliação da qualidade de ambientes marinhos
Uma estrutura como o Porto de Sines, cuja complexidade de gerir diferentes áreas da atividade portuária, Ambiente incluido, desenvolve uma necessidade de utilização de ferramentas de apoio e de gestão poderosas, bem como, a integração com outros sistemas. Nesse sentido, decidiu implementar um Sistema de Informação Geográfica (SIG) com vista a uma mais eficaz e eficiente gestão e planeamento das operações portuárias.
No que toca ao módulo de ambiente, com o SIIG, a APS tem acesso facilitado:
- Gestão do Plano Geral de monitorização Ambiental
- Mapeamento e Identificação dos pontos de monitorização das águas, pontos de descarga, areia da praia
- Visualização e consulta das análises e produção de relatórios
- Visualização e consulta dos consumos da água, energia, gás, gasóleo e produção de resíduos
- Informação meteorológica
- Cálculo de percursos mais curtos entre dois pontos
No que diz respeito às águas balneares integradas na área de jurisdição da APS, o plano geral de vigilância implementado pela Universidade de Évora realiza exames químicos e microbiológicos, sendo estudadas várias variáveis. Estas análises complementam os planos de atribuição do galardão de Bandeira Azul à Praia Vasco da Gama e ao Porto de Recreio.
Sem comentários:
Enviar um comentário