quarta-feira, 24 de abril de 2013

Riscos Ergonómicos

O termo "ergonomia" deriva de duas palavras gregas: "ergon" que significa trabalho, e "Nomos", que significa leis naturais. Ergonomia é a ciência que estuda a relação entre o Homem e o trabalho que executa, procurando desenvolver uma integração perfeita entre as condições de trabalho, as capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador e a eficiência do sistema produtivo. Os riscos ergonómicos são os que apresentam maior prevalência de todos os existentes na APS, pois no geral, é em ambientes de escritório que se encontram a maioria dos trabalhadores desta empresa. Como tal decidi atribuir maior grau de importância a este tipo de riscos.

Nos últimos anos, peritos em ergonomia tentaram definir posturas que minimizam o trabalho estático desnecessária e reduzir as forças que actuam sobre o corpo. Todos nós poderíamos reduzir significativamente nosso risco de lesão se pudéssemos aderir aos seguintes princípios de ergonomia:



• Todas as atividades de trabalho devem permitir que o trabalhador adote várias posturas diferentes, mas igualmente saudáveis;
• Quando é necessário fazer esforços físicos,este deve ser feito pelos maiores grupos musculares apropriados disponíveis,
.• O trabalho deve ser realizado com as articulações em torno do ponto médio da sua amplitude de movimento, principalmente no caso da cabeça, tronco e membros superiores.

No entanto existe um sério desafio ao pensamento convencional ergonómico porque para colocar em prática estas recomendações, a pessoa teria que ser um observador qualificado da sua própria articulação e funcionamento muscular, e teria que ser capaz de mudar sua própria postura para uma mais saudável. Ninguém se desenvolve esse tipo de percepção sensorial altamente refinado, sem treinamento especial. Portanto, a fim de obter os benefícios da pesquisa ergonómica, devemos aprender a observar o nosso corpo de uma perspectiva diferente.

Algumas das deficiências mais frequentes nos locais de trabalho em ambiente de escritório, são ao nível dos Espaços disponíveis, Equipamentos informáticos e Posturas.

Problemas identificados frequentemente 

  • Áreas de trabalho inferiores a 1,8 m2 por trabalhador;
  • Desorganização e sobrecarga em tomadas elétricas;
  • Cadeiras fixas e desconfortáveis;
  • Secretárias e teclados reflectores de iluminação;
  • Monitores mal dispostos na sala de trabalho (com reflexos);
  • Transporte manual de cargas deficiente;
  • Iluminação desadequada ao desempenho das funções.


Documentos de Interesse:




Sem comentários:

Enviar um comentário